top of page

Para dar início ao projecto, reuniram-se o aluno, o orientador FEUP e o orientador SISTAVAC na sede da Sistavac em Guifões. Além da apresentação de ambas as partes, esta primeira reunião teve como objectivo a clarificação dos princípios da tese realizada em ambiente empresarial, bem como as metas e possíveis dificuldades futuras.

 

Assim, ficou decidido que o aluno irá realizar um estudo sobre os consumos elétricos dos aparelhos de refrigeração usados na cadeia de retalho alimentar, hipermercados e supermecados, CONTINENTE,  CONTINENTE MODELO e BOM DIA, do grupo SONAE MC.

MOTIVAÇÃO

 

Incentivadas pelas mais recentes directivas ambientais, as empresas devem adotar políticas de eficiência e poupança energética.

Na área da refrigeração, essas políticas são particularmente importantes pelo impacto que representam no uso de gás refrigerante .Até há uns anos, a grande maioria dos gases usados em sistema de refrigeração era de categoria CFC. Devido à sua interação com os gases da nossa atmosfera, a legislação relativa ao uso de gases fluorados é rigorosa e a penalização de  fugas severa, levando a que tenham vindo a ser gradualmente substituídos . Nalguns casos, e mantendo a aparelhagem antiga, usa-se gás de transição em substituição do anterior. Noutros casos, procede-se à substituição das centrais de frio.

 

O consumo elétrico dos sistemas de refrigeração representa uma percentagem significativa da fatura energética das lojas. Assim, o estudo dos seus componentes e funcionamento e posterior comparação e análise é interessante da perspectiva de redução de custos na operação e na contratação de potência à rede.

bottom of page